top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Boff

Saiba Como Se Tornar Conselheiro Tutelar

Atualizado: 6 de abr. de 2023


O ECA estabelece os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, a Lei também cria os órgãos responsáveis por assegurar que esses direitos sejam cumpridos. Dentre eles destaca -se o Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente que tem como atribuições, organizar e conduzir o processo de escolha dos conselheiros tutelares. A lei municipal de criação do Conselho Tutelar deve definir as regras e os critérios de cada município. Para regulamentar o processo de escolha o CMDCA deve publicar até seis meses antes do dia da votação de acordo com as recomendações da Resposta 231/2022, a resolução disciplinando o processo de escolha. É importante lembrar que a Resolução do CMDCA não poderá exigir outros critérios que não estejam definidos na lei municipal.

A fiscalização de todo o processo de escolha dos novos membros o Conselho Tutelar é feito pelo Ministério Público. O processo de escolha acontece a cada quatro anos no mês de outubro, um ano após as eleições presidenciais. Após eleitos a posse é feita no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao da eleição dos conselheiros.

Durante o processo de campanha para escolha dos membros a pessoa que se candidata não pode fazer doações, ofertas ou prometer qualquer vantagem ainda que seja de pequeno valor aos eleitores e para se candidatar e tomar posse a pessoa não pode ter nenhum outro membro que tenha grau de parentesco no mesmo conselho. Os requisitos para poder se candidatar a eleição de conselheiro tutelar são:

· Ter mais de 21 anos de idade

· Residir no município onde será eleito

· Ter reconhecida idoneidade, ter boa reputação, ser uma pessoa idônea

São esses os três requisitos mínimos estabelecidos pelo ECA que não pode ser alterados. De acordo com a realidade de cada município podem a lei municipal de criação do Conselho Tutelar definir outros requisitos complementares, como residir há mais de dois anos no município, escolaridade mínima e experiência anterior comprovada no trabalho com crianças, adolescentes e famílias.


É importante você verificar na sua cidade a lei municipal de criação do Conselho Tutelar para saber quais outros requisitos estão previstos, além daqueles já estabelecidos no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) e os documentos exigidos para você se planejar e se preparar com antecedência.


3 visualizações0 comentário

Kommentare

Kommentare konnten nicht geladen werden
Es gab ein technisches Problem. Verbinde dich erneut oder aktualisiere die Seite.
bottom of page